quinta-feira, 5 de julho de 2007

O Calimero I

Meios & Publicidade
5 de Julho de 2007

, por
Ana Marcela
A Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) acusou ontem os órgãos de comunicação de "tratamento jornalístico discriminatório a algumas das candidaturas" à Câmara Municipal de Lisboa. Na sua deliberação, a ERC recomendou ainda o respeito ao "princípio de igualdade e de tratamento" em especial ao serviço público de rádio e de televisão.A deliberação da ERC foi despoletada, explica a entidade reguladora, "pelo teor de comentários e críticas produzidas no espaço público, a respeito da forma como alguns órgãos de comunicação social têm feito a cobertura jornalística da pré-campanha relativa às próximas eleições para a Câmara de Lisboa" e, pela verificação de que "o tratamento dado às diversas candidaturas nem sempre se tem pautado pelo respeito do princípio elementar da igualdade de oportunidade e tratamento".As queixas foram feitas chegar à ERC pelos candidatos Garcia Pereira e Helena Roseta.


É tão certo as bandeiras e comícios numa campanha eleitoral, como é certo o MRGP vir queixar-se perante quem tiver que o ouvir, acusando o nosso regime “anti-democrático” de mais uma vez tentar calar “a voz do proletariado”. Ora, nem Garcia Pereira é um “proletário”- enquadra-se melhor no perfil do “advogado burguês” - nem o seu próprio partido é um exemplo de democracia interna, como atesta o facto de apresentar sempre o mesmo cabeça de lista a todas eleições (locais, nacionais e europeias) a que concorre.

O Calimero da República, queixa-se do 4º poder, os órgãos de comunicação social, evocando uma quota de atenção que não lhe pertence. Não lhe pertence porque, diga o que diga a lei, o MRGP, mesmo assim, tem um espaço na comunicação social claramente superior à expressão eleitoral que teve sucessivamente em dezenas de escrutínios eleitorais.
Será que o ego de Garcia Pereira não consegue desviar a atenção do brilhantismo da sua personagem, para perceber o papel que a imprensa livre e promovida por particulares, tem numa sociedade moderna?

Não creio, à falta de ideias novas e soluções viáveis para apresentar ao “povo”, o advogado (que de vítima e inocente não tem nada) quer colar a sua imagem à dos “deserdados da sorte e vítimas da sociedade”, e cujos votos já não consegue captar, por manifesta incapacidade para representar os seus interesses. Como profissional liberal não se pode queixar do patrão, como patrão do partido não se pode queixar do partido, como recordista de candidaturas a tudo o que “mexe” queixa-se dos jornalistas que não o deixam ganhar.

Gastar tanta tecla para postar sobre o Dr. Garcia Pereira, para quê?!
O PCTP-MRPP já não representa qualquer ameaça para o estado de direito, o mal já está feito, ficamos a dever-lhe um Presidente da Comissão Europeia e centenas de licenciados administrativamente, com formação em “Metodologia Revolucionária Camponesa”. O que desejamos é que, na sua ardilosa inteligência, não esteja o Dr. Garcia Pereira a ensinar ao Sr. José Pinto Coelho e similares, os esquemas e truques para ter os holofotes a que não chega pelo mérito das suas ideias e ideais.

Dr. Garcia Pereira, no Natal ofereça a si mesmo um espelho e fique por casa nas próximas eleições.
Haja paciência!

NF