quinta-feira, 12 de julho de 2007

Os "casos" da campanha eleitoral

A parte final da campanha tem sido marcada pelos "casos", (quase) todos eles suscitados pela candidatura do PSD, o que não admira, atendendo à total incapacidade de Negrão para discutir os problemas da cidade - que nem sequer conhece bem - ou para apresentar ideias credíveis para os solucionar.
Por isso, o PSD tem optado pela técnica da "melhor defesa é o ataque", lançando suspeitas sobre vários candidatos da lista do PS, que - pelo menos em dois casos - se prendem com o percurso profissional das pessoas em causa.
Contudo, curiosamente, não estão em causa quaisquer ilegalidades ou irregularidades nesse percurso profissional, mas o simples facto dos mesmos existirem.
Por outras palavras: o que é atacado pelo PSD é a eventual incompatibilidade entre os interesses dos candidatos enquanto profissionais e a sua actuação futura como vereadores.
Ora, como é óbvio, essa situação é suficientemente acautelada pelos mecanismos legais, designadamente, do Código do Procedimento Administrativo, através dos institutos jurídicos do impedimento e da escusa, que, aliás, ambos os candidatos já afirmaram pretender usar, não participando em nenhuma decisão que envolva as empresas ou os empreendimentos em que estiveram envolvidos antes de serem eleitos vereadores da CML. É quanto basta!
Se assim não fosse, a política tornar-se-ia um terreno exclusivo dos "políticos profissionais", sem vida profissional e sem outros interesses.
Por mim, prefiro, bem pelo contrário, que haja candidados com uma vida profissional fora da política.
AL